VASTIDÃO E OUTROS CONTOS
O título estampado na capa desta coletânea de contos de Vitor Aleixo, mais que nomear o texto que fecha o volume, estabelece de pronto um primeiro enfoque interpretativo. Porque “vastidão” supõe espaço amplo, paisagem com largueza de dimensões. Essa ideia de amplitude representa o enfoque temático deste eclético conjunto de histórias, que transita por distintos gêneros, seja o conto policial, de mistério e suspense, ficção científica, dramático ou humorístico. Mas não se confunda tal estratégia de composição com dispersão de foco, porque, assim como o olhar que contempla e mergulha na distância, a ideia aqui é de abrangência, de captura da variedade, de observação da vida em suas distintas manifestações.
AS QUATRO ESTAÇÕES
Escrito em uma linguagem simples, como a autora Lia Birque o é, “As quatro estações” é uma autobiografia, na qual a autora narra momentos marcantes de sua trajetória desde a infância. São acontecimentos que emocionam, pois brotam do fundo de sua alma. E ela não se autocensura: em sua maioria são momentos trágicos narrados com o realismo que se faz necessário.
A Menina que Tinha Medo de Sonhar
Partindo de fatos reais que envolvem a relação entre a menina e um amigo especial, “A menina que tinha medo de sonhar”, ao longo de 26 ilustrações, traduz o medo de uma criança frente aos personagens que povoam a mente de milhares de pequenos, como lobo mau, zumbis, bicho-papão etc.